"Se a curiosidade aqui te conduziu, Bendita curiosidade que te fará um Mensageiro da Paz!"

Notícias!






Pensei muito antes de escolher uma imagem para a introdução desse tema. Estão surpresos por eu não ter escolhido uma imagem de caveira ou de um demônio no cemitério, pegando fogo, não estão?
Exu, Pombogira, Malandro, Povo Cigano... Todos vieram de onde nós viemos. Todos têm o propósito do bem aqui na Terra e uma missão a ser cumprida assim como nós. A diferença é que eles escolheram, ou foram escolhidos, para trabalhar junto a linha de esquerda.
 
Se até hoje você não consegue entender porque eles fumam, bebem e porque ha tanto medo e preconceitos em volta desses guias, continue lendo e eu garanto que nada mais vai te surpreender!


Exus são espíritos que já encarnaram na Terra.  Na sua maioria, viveram, em encarnações anteriores, de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual. Sendo assim, estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução através da prática da caridade,  incorporando nos terreiros de Umbanda.
Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas.

"Compadres - Assim chamados carinhosamente por apresentarem tantas semelhanças conosco. Porém eles são os verdadeiros Guardiões da Umbanda e merecem tanto respeito quanto as demais entidades. São serem de extrema Luz!"
 São os Guardiões da chave entre dois Planos

Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.   

Desta forma, estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda... Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhos, Baianos, etc), protegendo o terreiro  e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Por isso, sempre quando abrimos uma gira, pedimos licença, permissão, e colocamos Exu na porteira (como quem coloca um segurança na porta), para que ele nos dê toda sua proteção a males mundanos, e àqueles que estão fora do nosso nível de visão e entendimento. - Devemos pedir licença a Exu, toda vez que entramos e saímos de um Terreiro, por respeito, pois Ele, ali o Guarda.

EXUS NÃO SÃO MAUS!

Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar.


Exu é neutro, quem faz o mal são os médiuns que utilizam os Exus para fazerem trabalhos que prejudiquem outras pessoas. Na verdade o mal ou o bem, como já afirmamos é produto da vontade e da evolução do próprio homem e Exu está acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a evolução humana.

É sempre bom lembrar que os Guardiões estão buscando a evolução, tanto quanto nós, e precisam estarem a par com o bem e com a caridade para evoluírem. Quando o médium, em um estado ruim, pratica a maldade, o Exu que o faz não vai receber as bênçãos que busca, mas sim involuir. 
Sabendo que não é isso que eles buscam, podemos chegar a conclusão que os espíritos que ali estão presentes nessas horas não são Exus, mas sim quiumbas - marginal do baixo astral, e também é considerado um tipo de obsessor. Espíritos endurecidos e maldosos, que fazem o mal pelo simples prazer de fazer.

De um texto extraído do livro "O Guardião da Meia-Noite" podemos ter uma ideia de quem é Exu:

"Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer por merecer.
Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um traidor.
Não castigo um inocente, mas não perdoo um culpado.
Não dou a um devedor, mas não tiro de um credor.
Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a perder quem quer salvar-se.
Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo quem quer matar-se.
Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem perder.
Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o poder do Senhor das Trevas.
Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas não culpo quem dele se afastar.
Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego ajuda a quem merecer.
Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.
No meu reino eu mando e sei me comportar.
Não peço o impossível, mas dou o possível.Nem tudo que me pedem eu dou, mas nem tudo que dou é porque me pediram.Só respeito a Lei do Grande, da Luz, e das Trevas e nada mais."

QUEM É EXU?

Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na África; Divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral.
No Brasil, os Senhores conhecidos como Exus, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu. Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
 
Verdadeiros cobradores do Carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.

Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

QUEM SÃO AS POMBOGIRAS?

O termo Pombogira é corruptela do termo "Bombogira" que significa em Nagô; Exu. 
A origem do termo Pombogira, também é encontrada na história. No passado, ocorreu uma luta entre a ordem dórica e a ordem iônica. A primeira guardava a tradição e seus puros conhecimentos. Já a iônica tinha-os totalmente deturpados. O símbolo desta ordem era uma pomba-vermelha, a pomba de Yona. Como estes contribuíram para a deturpação da tradição e foi uma ordem formada em sua maioria por mulheres, daí a associação.

Se Exu já é mal interpretado, confundindo-o com o Diabo, quem dirá a Pombogira? Dizem que Pombogira é uma mulher da rua, uma prostituta. Que Pombogira é mulher de Sete Exus! - As distorções e preconceitos são características dos seres humanos, quando eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos abstratos, distorcendo-os!

Pombogira é um Exu Feminino, na verdade, dos Sete Exus Chefes de Legião, apenas um Exu é feminino, ou seja, ocorreu uma inversão destes conceitos, dizendo que a Pombogira é mulher de Sete Exus e, por isso, prostituta. É claro que em alguns casos, podem ocorrer que uma delas, em alguma encarnação tivesse sido uma prostituta, mas, isso não significa que as pombogiras tenham sido todas prostitutas e que assim agem.

A função das pombogiras, está relacionada à sensualidade. Elas frenam os desvios sexuais dos seres humanos, direcionam as energias sexuais para a construção e evitam as destruições.
A sensualidade desenfreada é um dos "sete pecados capitais" que destroem o homem: a volúpia. Este vicio é alimentado tanto pelos encarnados, quanto pelos desencarnados, criando um ciclo ininterrupto, caso as pombogiras não atuassem neste campo emocional.

Elas são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São, como qualquer Exu, executoras da Lei e do carma. São espíritos alegres e gostam de conversar sobre a vida. São astutas, pois conhecem a maioria das más intenções. 

Devemos conhecer cada vez mais o trabalho dos guardiões, pois eles estão do lado da Lei e não contra ela. Vamos encará-los de maneira racional e não como bichos-papões. Eles estão sempre dispostos ao esclarecimento. Através de uma conversa franca, honesta e respeitosa, podemos aprender muito com eles. 

🔺 Falanges:
Se tratando de falange de Exu podemos citar as falanges de cada Orixá (ou seja, os Orixás e a linha de trabalho de cada Exu), e as falanges entre os Exus.
Por exemplo, Existe um Exu chefe de falange: "Exu Tranca Ruas" 
E existem seus comandados, que são todos os espíritos trabalhadores desse Exu (seguindo um grau de hierarquia). Quando eles vêm em terra eles dão seu nome como o nome de seu chefe: "Exu Tranca Ruas" seguido da linha onde esse espírito trabalha, como exemplo: "Exu Tranca Ruas das Almas"

Assim conseguimos entender a tão famosa pergunta:
"Porque tem mais de um Exu com o mesmo nome dentro de um Terreiro?"

Na verdade os Exus que vêm em terra, incorporados em médiuns, são subordinados dos chefes de falanges. E esses têm suas hierarquias. 
Isso também se aplica aos Orixás, por isso vemos mais de um médium incorporando "o mesmo" Orixá dentro de um terreiro. - Mas todo esse assunto, sobre hierarquias e mais, será visto em um outro post.

🔺 Alguns nomes:
Arranca Toco, Calunga, Capa Preta, Caveira, Cigano, Destranca Rua, Gira Mundo, José Caveira, João Caveira, Mangueira, Marabô, Maré, Meia Noite, Menino, Mirim, Morcego, Mulambo, Sete Brasas, Sete Capas, Sete Catacumbas, Sete Caveiras, Sete Chaves, Sete Encruzilhadas, Tata Caveira, Tiriri, Tranca Gira, Tranca Rua das Almas, Tranca Ruas, Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas de Embaré, Tranca Ruas do Cruzeiro, Treme Terra, Veludo, Ventania, Vira Mundo, Das Matas, Das Pedreiras, Do Cemitério, Do Lodo...
Figueira, Maria Mulambo, Maria Padilha, Dama da Noite, Dama das Sete Capas, Giramundo, Menina, Menina da Praia, Menina da Calunga, Da Estrada, Da Praia, Rosas Vermelha, Do Reino da Lira, Das Sete Liras...

🔺 Santo Padroeiro:
→ Santo Antônio, em cuja data comemorativa tem também sua comemoração (Pelo sincretismo Católico)

🔺 Fios de Contas (Guias):
Suas contas predominam as cores vermelha, preta e branca mas cada Exu tem suas cores específicas podendo ou não utiliza-las nas Guias e na forma de organiza-las.
  
🔺 Roupas:
Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la, tem as cores preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem.
Quando a vestimenta é completa, o uso de cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em alguns casos.
Quanto as Pombogiras, elas gostam de usar jóias, saias rodadas em suas cores específicas, e as vezes véus também. 

🔺 Bebidas e Fumos:
O fumo e a bebida fazem parte da caracterização da entidade e essa caracterização ajuda na comunicação entre a entidade e consulentes que, por exemplo, associam um preto-velho que fuma cachimbo ou um Exu que bebe bebida alcoólica como legítimos e, portanto, dignos de confiança e respeito.

Eles costumam fumar cigarros e cachimbos, gostam de beber marafo, cachaça, whisky... E as moças; champagne, espumante, licor... Mas pode varias.

🔺 Ervas: Aroeira, Amendoeira, Bananeira, Mangueira... Entre outras. 

🔺 Flores: Pombogiras gostam de rosas, de diferentes cores. Isso varia de entidade para entidade.

🔺 Dia da Semana: Segunda-Feira 

🔺 Saudação: Laroyê Exu

🔺  Leitura indicada para saber mais sobre o assunto:
"O guardião da meia‑noite" - inspirado por Pai Benedito de Aruanda, de Rubens Saraceni.
 
Vale lembrar que cada casa tem seu fundamento, e tudo por variar. Então não se prenda a tudo que você lê. Converse com sua mãe de Santo, ou os responsáveis pelo Terreiro que você frequenta para esclarecer todas as suas dúvidas.

Na vida tudo é mutável, nada é uma verdade absoluta. Nosso compromisso é com a desmistificação. Então use nosso conhecimento como base, mas se aprimore nos fundamentos da sua casa!

Axé!
PONTO CANTADO: "Calunga está lhe chamando" de Pontos de Umbanda

 

Links dos assuntos relacionados no Blog, indicados para você: 
→ Santo Antônio e Exu
Um pouco sobre Zambi, Orixás e os Guardiões.  
O que são Eguns e Quiumbas? 
→ A Lei do Carma

Gostou? Então compartilha nossa página e deixa seu comentário aqui embaixo  


3 Comentários de irmãos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...