"Se a curiosidade aqui te conduziu, Bendita curiosidade que te fará um Mensageiro da Paz!"

Notícias!






Êpa Babá!

Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do "panteão africano", na Umbanda. Simboliza a paz, é o pai maior, vindo logo abaixo de Olorum, Zambi. É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. 

Oxalá pertencem os olhos que tudo vêem.
O nome Oxalá vem do yorubá "Òrìsànlá" - Obatalá (O Grande Orixá), que é o próprio Oxalufã, pai de Oxaguiã

Vamos conhecer mais sobre a origem de Oxalá na Umbanda e sua história nos cultos Africanos...


PONTO CANTADO: "Tem Pena de Nós" por Pontos de Umbanda


Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: moço - Oxaguiã, e velho - Oxalufã.

Na África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Òrìsanlà, ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco.

Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, tornaram-se as suas expressões mais conhecidas - Òsálufón (Oxalufã) e Osagiyan (Oxaguiã)

Orisanlá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Orixá passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Oxalufã e Oxaguiã, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.

OXALÁ NA UMBANDA:

Para nós Oxalá é uma junção de todos os Orixás Fun Fun - A mais alta hierarquia das religiões Africanas - seja Orixalá ou Obatalá. Ele também pode se apresentar tanto como Oxalufã, como Oxaguiã, mas o mais comum é trata-lo apenas como Oxalá - o Grande Orixá.

Na Umbanda, Oxalá é o único Orixá que não atua diretamente em elementos terrenos, ou seja, não o incorporamos, acredita-se que por apresentar tamanha Luz e elevação Espiritual não é mais necessário seu trabalho em Terra, mas sim, apenas, intermediando os nosso outros Orixás de trabalho.

SINCRETISMO RELIGIOSO: Jesus Cristo

Jesus Cristo é o chefe supremo da Umbanda, sincretizado a Oxalá, para Ele convergem todas as outras linhas da Umbanda e de seus trabalhadores. Todos os espíritos que trabalham na Umbanda tem por Jesus Cristo enorme devoção e aos ensinamentos de seu Evangelho seguem fervorosamente, transmitindo-os sempre a todos que a seus ensinamentos não conhecem.

O sincretismo Oxalá à Jesus Cristo é perfeito, pode-se dizer que ambos são o mesmo Ser, o mesmo Espírito, com nomes diferentes, apresentados em épocas diferentes e em culturas diferentes, mas para todos, ambos pregaram os mesmos ensinamentos: o amor, o perdão, o respeito e a humildade. 

Oxalufã - sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
Oxaguiã - sincretizado com Menino Jesus de Praga.


CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS:

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior. Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.

São pessoas tranquilas, com tendência à calma até nos momentos mais difíceis. Conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem muito para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira subserviente. Às vezes chegam a ser autoritários.

São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.
Sabem argumentar bem, tendo uma queda para trabalhos que impliquem em organização. Gostam de centralizar tudo em torno de si mesmos. São reservados, mas raramente orgulhosos.

Seu defeito mais comum é a teimosia, principalmente quando têm certeza de suas convicções; será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.

HISTÓRIA DE OXALÁ:

"Oxalá era marido de Nanã, Senhora do Portal da vida e da morte, fronteira de uma dimensão (a nossa) para outras. Por determinação da própria Nanã, somente os seres femininos tinham o acesso ao Portal, não permitindo a aproximação dela de seres do sexo masculino, sob hipótese alguma. Esta determinação servia para todos, inclusive para o próprio Oxalá.

E assim foi, durante muito tempo. Porém, Oxalá não se conformava em não poder conhecer o Portal, não só por ser marido de Nanã, como por sua própria importância no panteão dos Orixás. Assim, pensou, até que encontrou a melhor forma de burlar as determinações de sua esposa. Não fugindo de sua cor branca, vestiu-se de mulher, colocou o Adê (coroa) com os "chorões", no rosto, próprio das Iabás e aproximou-se do Portal, satisfazendo, enfim, sua curiosidade.

Foi pego, porém, por Nanã, exatamente no momento em que via o outro lado da dimensão. Nanã aproximou-se e determinou:

- Já que tu, meu marido, vestiste-te de mulher para desvendar um segredo importante, vou compartilhá-lo contigo. Terás, então, a incumbência de ser o principio do fim, aquele que tocará o cajado três vezes ao solo para determinar o fim de um ser.

E Oxalá, transformou-se no Senhor do principio da morte, do fim, e conheceu todo o seu segredo. Não o fim trágico, mas pacífico, de tudo que existe no mundo."

Linha e Irradiação: Linha de Oxalá

Fio de Contas (Guias): Brancas leitosas ou Cristal

Cor: Branco, Azul Claro, Cristalino

Bebida: Água Mineral

Comidas: Canjica Branca, Arroz, Pêra, Maça, Obi...

Ervas: Saião, Boldo, Malva Branca, Camomila, Cravo, Coentro, Arruda, Erva Cidreira

Flores: Flores Brancas

Pontos da Natureza: Ar, Céu, Montanhas...

Pedras: Cristal

Dia da Semana: Sexta-Feira

Saudação: Êpa Êpa Bábá (que significa Viva o Pai!)


Links dos assuntos relacionados no Blog, indicados para você:


Deixe um comentário com amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...