"Se a curiosidade aqui te conduziu, Bendita curiosidade que te fará um Mensageiro da Paz!"

Notícias!






Arroboboi Oxumaré


Oxumaré ou Oxumarê é o Orixá do arco-íris e da transformação, mora no céu e vem à Terra visitar-nos através do arco-íris. Ele é uma grande cobra que envolve a Terra e o céu e assegura a unidade e a renovação do universo.

Filho de Nanã Burukê e irmão de Obaluaê, Oxumaré é originário de Mahi, no antigo Daomé, onde é conhecido como Dan. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Teria sido um dos companheiros de Odudua por ocasião de sua chegada a Ifé.

Dan - Em Yorubá = Cobra

PONTO CANTADO: "O Sol Brilhou na Umbanda" por T.E.U Canal


Para o povo Yorubá, Oxumaré não é um Orixá, mas sim um Vodum, uma entidade nascida antes mesmo da própria terra. Oxumaré é a energia que gira o universo, que dá o movimento que traz a vida e quem regula as estações do ano.

Dizem que Oxumaré seria homem e mulher, mas, na verdade, este é mais um ciclo que ele representa: o ciclo da vida, pois da junção entre masculino e feminino é que a vida se perpetua. Oxumaré é um Orixá masculino.

Oxumaré é um deus ambíguo, duplo, que pertence à água e à terra, que é macho e fêmea. Ele exprime a união de opostos, que se atraem e proporcionam a manutenção do universo e da vida. Sintetiza a duplicidade de todo o ser: mortal (no corpo) e imortal (no espírito). Oxumaré mostra a necessidade do movimento da transformação.

OXUMARÉ NA UMBANDA:

Na Umbanda Oxumaré faz pólo com Oxum, vem na Linha D'água, Linha das Ondinas, representando o trono do amor. Porém não podemos confundir as duas, nem achar que é o mesma Orixá. NÃO É!
Cultos de Oxumaré não são muito executados em terreiros de Umbanda, porém há sim filhos de Oxumaré na Umbanda, e devemos cultuá-lo como qualquer outro Orixá da nossa religião.

SINCRETISMO RELIGIOSO: São Bartolomeu.

São Bartolomeu seguiu a Jesus nos três anos de vida pública do Mestre em Israel. Ele presenciou os ensinamentos, as ações, os milagres, a morte e a ressurreição de Jesus. Bartolomeu conheceu pessoalmente Nossa Senhora, e dela certamente aprendeu mais sobre os ensinamentos do Mestre.

Fontes históricas nos dizem que São Bartolomeu foi anunciar Reino de Deus até ao distante país da Índia. Ele foi pregar o Evangelho onde é hoje a Europa Oriental. Lá, ele realizou uma maravilhosa missão acompanhada de conversões sinceras que confirmavam a pregação da Palavra de Deus.
Depois dessa frutuosa missão em que muitos se converteram a Jesus Cristo e onde várias comunidades cristãs foram criadas, São Bartolomeu foi martirizado, vítima de esfolamento de toda a sua pele. Foi na cidade de Albanópolis, hoje Derbent, na região russa do Daguestão, às margens do mar Cáucaso. Ele teria sido morto por ordem do governador local, que não aceitou a pregação do cristianismo em suas terras.


CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS:

Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos, e muitas vezes orgulhosos.
Porém, nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles. E não raro, é ver um filho de Oxumaré se desfazer de algo seu, em favor dos necessitados, com a maior facilidade, contrapondo seu estado de orgulho e ostentação, a exibir sua riqueza. Nessa fase estão no arco-íris, a fase mais doce e sincera que possuem.
São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém; se tornam terríveis quando com raiva, representando nesse estado a serpente, que vem trazendo o lado negativo de Oxumaré, o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade.
São pacientes e obstinadas na luta pelos seus objectivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. Tudo muda em suas vidas: os amigos, os romances, as cidades que moram. Gostam de mudanças e quando a fazem, se tronam radicais.
HISTÓRIA DE OXUMARÉ:

Conta o mito que apesar de tudo que houvera com Obaluaiê, Nanã e Oxalá tiveram outro filho. Este era Oxumaré. Contudo, Oxumaré nasceu sem braços e sem pernas, com a forma de serpente, rastejando pela terra, e ao mesmo tempo com a forma de homem. Mais uma vez decepcionada Nanã abandonou seu segundo filho. Oxumaré entretanto possuía grande capacidade adaptativa e, mesmo sem membros para locomover-se, possuía imensa astúcia e inteligência, aprendeu a subir em árvores, a caçar para comer, a colher as batatas doces de que tento gostava, e a nadar.

Orunmila, o Deus da adivinhação do futuro, admirando-se e apiedando-se dele, tornou-o um Orixá belo, de sete cores de luz, encarregando-o de levar e trazer as águas do céu para o palácio de Xangô.

❥ Linha e Irradiação: Linha das Ondinas

 Fio de Contas (Guias): Amarelo, Verde e Amarelo

 Cor: Cores do Arco Íris

 Bebida: Água Mineral

 Comidas: Batata Doce, Banana, Mel, Amendoim, Feijão Fradinho...

 Ervas: Goiabeira, Capim Limão, Folha da Tangerina, Pente de Oxumaré... 

 Flores: Girassol, Rosa Amarela, Lírios Amarelos...

❥ Pontos da Natureza: Queda da Cachoeira

 Pedras: Ágata

 Dia da Semana: Terça Feira

 Saudação: Arroboboi Oxumaré (que significa Eis o Arco-Iris!)


Links dos assuntos relacionados no Blog, indicados para você:


Deixe um comentário com amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...