"Se a curiosidade aqui te conduziu, Bendita curiosidade que te fará um Mensageiro da Paz!"

Notícias!






Patakori Ogunhê

Ogum é um dos principais Orixás adorados na Umbanda, estando presente em praticamente todas as vertentes da religião afro-brasileira. Ele é o Orixá guerreiro, que protege contra as batalhas e as demandas espirituais negativas. Orixá da guerra! Ele representa as demandas da vida, é um orixá muito forte, destemido e estratégico, conhecido por ser o responsável pela manutenção da lei e da ordem no terreiro. Senhor do ferro e do fogo! É, por extensão o Orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia, do conhecimento da guerra para o da prática.
Ogum ou Ologum - Em Yorubá Ògún (olo = senhor) (gum = guerra) "o Senhor da Guerra ou Guerreiro" 


PONTO CANTADO: "Ogum Meu Pai" de Léo Batuke


Ogum é a Divindade que está assentada na Linha da Lei. Representa a Ordenação Divina, o Governo da Lei Maior em toda a Criação. Suas Irradiações contínuas amparam e sustentam aqueles que vivem dentro da Lei e da Ordem Divinas e também socorrem aos que necessitam desse amparo.  Ogum é a Lei, cujo símbolo é a espada, que por sua vez representa o caminho reto, a retidão de caráter, a honra, a honestidade. Perante a Lei não existe "mais ou menos", ou seja, não se pode ser "mais ou menos honesto": ou se está no caminho reto, respeitando a Lei Divina, a si mesmo e ao próximo, ou não se está.
Ogum é o Senhor que realiza a abertura de caminhos, a ordenação, o afastamento da desordem e do caos, o corte das atuações negativas, mas tudo a partir do equilíbrio íntimo dos seres perante a Lei Divina. A primeira “batalha” que Pai Ogum nos ensina a realizar é vencer os vícios e a desordem interna para que, uma vez equilibrados, possamos atrair situações e relacionamentos ordenados, livres da desordem que nasce do desrespeito à Lei Maior e à Justiça Divina.
Lei e Justiça são interligadas, não se pode obter o amparo da Justiça Divina sem viver em obediência às Leis da Criação. 
O dragão subjugado por São Jorge, que sincretizam com Ogum, representa exatamente o trabalho pela vitória sobre as nossas trevas interiores. O dragão é o símbolo da maldade, dos vícios, das negatividades, do ego exacerbado, da vaidade extrema e da ganância. Vencendo o dragão, sob o amparo de Ogum, nos habilitamos a atrair situações favoráveis, sob o amparo da Lei. Porque a Lei atua sem cessar, irradiando-se para toda a Criação.

FALANGEIROS DE OGUM

Ogum Matinata: Veste Vermelho apenas, é a linha mais pura de Ogum, sando chamado por Ogum Guerreiro.

❥ Ogum Sete-Espadas: Ligado a energia pura de Ogum, vibra com Ogum Matinata, usa uma espada na mão e outras seis cruzadas na capa, Usa vermelho e prata.

❥ Ogum Beira-Mar: Veste Vermelho e Azul Claro, ligado as praias de Iemanjá, conhecido como o Sentinela de Maria.

❥ Ogum Sete-Ondas: Vibra com Ogum Beira-Mar, trabalha nas ondas do mar,ligado a Iemanjá usa Azul Royal e Vermelho, se veste com capacete de conchas.

❥ Ogum de Lei: Ligado a Xangô usa Vermelho e dourado, cor de sua armadura trás uma balança nas mãos ligado a execução da justiça.

❥ Ogum Yara: Ligado a Ibeji e Oxum, usa vermelho e Azul escuro trabalha nas nascentes dos rios.

❥ Ogum Malê: Ogum ligado a Oxalá,patrono das entidades do Oriente e de Cura, cuida de todos espíritos dos médicos astrais, usa Vermelho e Branco, não usa acapacete.

❥ Ogum Megê: Serventia de Obaluae, regula os Exus, trabalha muitas vezes dentro da Calunguinha, veste Preto, Vermelho e Amarelo, usa bandeira e lança como arma,alguns usam espadas, sempre respresentado montado num cavalo branco.

❥ Ogum Xoroquê: Trabalha com Ogum Megê e Ogum de Ronda vibra muito com Exu, ligado a obaluae tbm, é o Ogum mais negativo. Usa Preto, Vermelho e Branco.

❥ Ogum de Ronda: Trabalha com Ogum Megê trabalha nas entradas da Calunguinha, corre sua ronda a Meia-Noite.Usa Preto, Vermelho e Verde. Trás cruz de Malta no peito.

❥ Ogum Rompe-Mato: Ligado a Oxossí, cuida das entradas das matas e florestas, usa Verde escuro e Vermelho, uma espada de São Jorge na mão, alguns usam fitas na cabeça.

SINCRETISMO RELIGIOSO: São Jorge

Jorge pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”

CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS:

Estudos sobre a Umbanda mostram que os filhos de Ogum herdam de seu Orixá um temperamento agitado, impaciente e afoito. Os filhos de Ogum adoram desafios e os enfrentam sem nem mesmo saber se é uma tarefa impossível ou não, nem quando poderá concluí-lo. Uma marca muito forte de sua personalidade é tornar-se violento repentinamente por ter um gênio muito forte, mas ao mesmo tempo são pessoas de virtudes únicas como serem muito leais e corretos e todas as suas ações. São pessoas que se adaptam bem em qualquer lugar, adoram viagens e não possuem um lugar fixo no mundo.  São muito francos, dizem tudo sem rodeios e esse excesso de sinceridade pode, por vezes, magoar. Não admite a fraqueza, falsidade e a falta de garra.

Os homens filhos de Ogum costumam ser confiantes, entusiasmados, generosos e solidários. São pessoas enérgicas, ousadas e muito ativas podendo também ser intolerantes, violentos, impulsivos, obstinados e até egoístas. Por serem muito exigente consigo mesmo e com os outros, podem se tornar difíceis de conviver.
As mulheres filhas de Ogum costumam ser sinceras, vigorosas, entusiasmadas, encantadoras, corajosas e românticas. Já os defeitos são serem um bocado mandonas, irritadas e impulsivas.

HISTÓRIA DE OGUM:

Ogum (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protector do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.

Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum. Entre os muitos Estados conquistados por Ogun estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após libertar a cidade da tirania do rei e substituí-lo pelo seu, próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza. Em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado. Espada! Eis o braço de Ogum.

❥ Linha e Irradiação: Linha de Ogum

❥ Fio de Contas (Guias): Vermelho, Vermelho e Branco ou Azul

❥ Cor: Vermelho, Branco e Azul

❥ Bebida: Cerveja Branca

❥ Comidas: Cará, Inhame, Feijoada, Carnes Vermelhas

❥ Ervas: Aroeira, Espada de São Jorge, Abre Caminho, Arruda... 

❥ Flores: Rosas Vermelhas, Palmas Vermelhas ou Brancas

❥ Pontos da Natureza: Fogo, Metal e Aço, Estradas

❥ Pedras: Topázio Azul

❥ Dia da Semana: Terça Feira 

❥ Saudação: Patakori Ogunhê (que significa cabeça coroada, guerreiro!)



Links dos assuntos relacionados no Blog, indicados para você:


Deixe um comentário com amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...